News

Universidade Federal de São João del-Rei adota solução de suporte a decisão clínica

Os alunos do curso de medicina e participantes do programa de residência médica da Universidade Federal de São João Del-Rei., presente em cinco municípios mineiros, adotaram a solução UpToDate Anywhere – recurso de suporte a decisões médicas habilitado para tecnologia móvel – em com isso conseguiram uma postura mais crítica e proativa dentro do seu ambiente de aprendizado.

Como uma Instituição federal de ensino público superior, a UFSJ zela pela autonomia científica, didática, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial. Desde o início, a Instituição trabalhou para a qualificação de seu quadro docente, sobretudo com o incentivo ao doutoramento, bem como da formação e a estabilização dos grupos de pesquisa e da implantação de pós-graduação stricto sensu, elementos fundamentais para a sua transformação em Universidade. Atualmente, a Instituição estrutura-se administrativamente em seis unidades educacionais e um centro cultural. Estão localizados em São João del-Rei o Campus Santo Antônio, o Campus Dom Bosco e o Campus Tancredo de Almeida Neves, além do Centro Cultural da UFSJ. Entre 2007 e 2008, a UFSJ criou ainda três unidades educacionais em outros municípios de Minas Gerais: o Campus Alto Paraopeba, localizado na divisa entre os municípios de Congonhas e Ouro Branco; o Campus Sete Lagoas, na cidade homônima; e o Campus Centro-Oeste Dona Lindu, situado no município de Divinópolis.

Neste contexto de sempre incentivar o aprimoramento e a qualidade de ensino, a decisão de adotar o UpToDate partiu da coordenação do curso de medicina e, desde a primeira turma de residência médica, o recurso vem sendo utilizado. “Assim como o UpToDate fez a diferença durante a minha formação acadêmica, pois foi ainda na universidade que tive contato com a ferramenta graças a um professor que a utilizava, percebi que o UpToDate seria de grande valia para os nossos alunos. Queremos que eles sejam críticos e possam até contrapor a opinião do professor. E sem embasamento fica difícil assumir essa posição. A ferramenta tem um peso enorme no que diz respeito a essa forma de conduta do dia a dia. Sem dúvida conseguimos formar profissionais muito mais bem preparados e com muito mais conhecimento graças a ela”, afirma o Dr. Denny Veloso, coordenador do curso de Medicina da UFSJ.

A possibilidade de mudar condutas médicas é, na opinião do coordenador, uma das principais vantagens da solução,  o que apoia o processo de formação dos alunos e os objetivos da universidade em relação à qualidade dos profissionais que forma “Eu era um pouco cético a respeito de mudanças de condutas, por toda a bibliografia que conheço e pela minha própria experiência. Mas, de repente, nos deparamos com algum caso que não está no livro e aí encontramos no UpToDate uma forma nova de enxergar e tratar aquele problema”, ressalta.

Dr. Denny Veloso, que além de coordenador do curso da UFSJ é urologista, conta que, recentemente, ao se deparar com um caso de cisto de úraco (que é um cordão fibroso, resultado da contração e obliteração do alantoide, ligado ao ápice da bexiga e ao umbigo) esse benefício ficou bastante claro. “Normalmente, a literatura médica nesse tipo de diagnóstico não indica a cirurgia. Embora tivesse esse conhecimento e ainda considere os livros importantes no aprendizado, percebi que era um caso com algumas especificidades, por isso, resolvi consultar o UpToDate. Foram dois minutos, na frente do paciente, que me levaram a mudar a minha primeira opinião e indicar uma cirurgia. Isso sem dúvida trouxe uma percepção positiva para o paciente e o fez se sentir muito mais seguro.”

O recurso pode ser acessado dos dispositivos móveis e também em todos os computadores do Hospital conveniado da instituição da UFSJ. Todas as especialidades médicas, como por exemplo, nefrologia, urologia e cardiologia, além do CTI (Centro de Tratamento Intensivo), fazem uso do UpTomDate.  As pesquisas e consultas são realizadas de forma rápida, em português, no momento do atendimento, diante do próprio paciente, sanando dúvidas de diagnóstico, por exemplo, que se fossem tiradas no dia seguinte poderiam não ser mais úteis e eficientes nos cuidados à saúde.

“Posso afirmar que, além de aprimorar e elevar o nível da qualidade de ensino, a chegada do UpToDate trouxe melhorias consideráveis para o dia a dia dos seus cerca de 100 usuários, entre professores, preceptores de residência médica, residentes e alunos. É um recurso hoje imprescindível dentro da universidade. Sem falar que se trata de uma ferramenta muito simples de ser utilizada, que não demanda treinamento. Por incrível que pareça, o que tomou mais tempo foi criar a senha de acesso”, ressalta o coordenador.