A Fófuuu, startup vencedora do Prêmio Empreenda Saúde no ano passado, promovido pela everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, por meio de sua Fundação, está finalizando o projeto para lançamento de sua plataforma no mercado brasileiro.

A ideia, que surgiu inicialmente para a área de marketing, se revelou uma importante ferramenta para a fonoaudiologia, já que utiliza o sopro como mecanismo de controle do jogo. O sopro está presente em muitos exercícios para crianças com problemas de fala, utilizando bexiga, apito, balão e outros instrumentos nada lúdicos, como canudo em copo de água.

Com o prêmio recebido e, principalmente, a mentoria oferecida pela everis, a iniciativa ganhou corpo e em pouco menos de um ano a startup já tem um projeto em fase de finalização para chegar ao mercado. “Quando ganhamos o prêmio, conseguimos contratar uma equipe de 11 pessoas, incluindo game designers, para finalizar o MVP (mínimo produto viável, português), que foi oferecido para testes em consultórios e universidades”, conta Ligia Cardoso, CEO da Fófuuu.

Segundo a executiva, a versão 1 do software oferecerá aos fonoaudiólogos recursos de gerenciamento dos pacientes, estatísticas de evolução, ferramentas de apoio ao diagnóstico, algoritmos de recomendação de estratégias de tratamentos customizados, gravador de voz e uma biblioteca inteligente de atividades para o tratamento. “Estamos desenvolvendo atividades de sopro, treino de grave e agudo, pronúncia de fonemas, palavras e sentenças. Enquanto jogam, as crianças trabalharão também lógica, atenção, memória, sequenciamento, cores e formas. Ou seja, todas as atividades do tratamento num mundo cheio de aventuras, criatividade e imaginação”, explica.

A Fófuuu é pioneira em associar reconhecimento de sons e inteligência artificial, com técnicas de gamificação, para potencializar habilidades linguísticas e de comunicação. Sua plataforma foi construída para web, desktop, celular e tablet, o que permite o uso em clínicas ou escolas (pelos profissionais) e também em casa (pais e filhos). “Somos a única empresa do segmento que possui uma plataforma completa, que cobre todo o ciclo do tratamento, desde o apoio ao diagnóstico e o planejamento das atividades, até a adesão à terapia e o monitoramento à distância. Dessa forma, pais e fonoaudiólogos podem acompanhar remotamente o progresso de cada criança”, finaliza Ligia.