A divisão de Saúde da Wolters Kluwer e a MV anunciam a integração de suas soluções. O Medi-Span, sistema de suporte à decisão de prescrição de medicamentos, agora pode ser incorporado ao prontuário eletrônico do paciente (PEP) da plataforma SOUL MV, primeiro do Brasil com certificação digital homologada pelo SBIS-CFM (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde). Com esta integração será possível cruzar as referências e visualizar dados relacionados às medicações dos pacientes, evitando riscos potenciais, incrementando a segurança da medicação, melhorando resultados e reduzindo custos.

Atualmente, os eventos adversos relacionados a medicamentos são uma patologia emergente com grande repercussão assistencial, social e econômica. No Brasil, cerca de 70% das consultas médicas são seguidas de prescrições e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 75% das prescrições médicas feitas no país possuem chance de erro. A incidência dos eventos adversos impacta o sistema de saúde com gastos desnecessários, diminuição da disponibilidade de leitos, sofrimento dos pacientes, problemas judiciais, além de abalar seriamente a reputação de uma instituição.

“Este cenário reforça a importância de garantir aos profissionais de saúde o acesso a uma base consistente de informações para guiar a medicação segura e, assim, reduzir erros de prescrição e incrementar a segurança do paciente”, afirma Fabio Lia, diretor de alianças estratégicas da Wolters Kluwer.

Ao acessar o recurso Medi-Span a partir do próprio prontuário eletrônico do paciente (PEP), a equipe clínica recebe alertas automáticos sobre medicamentos, potenciais interações medicamentosas, duplicidade de terapias, erros de dosagem e contraindicações. Desta forma, a incorporação do Medi-Span ao PEP do SOUL MV® proporciona uma triagem sofisticada, sensível ao contexto e com base em informações disponíveis no sistema, sobre cada paciente, sem interferir no fluxo de trabalho e sem gerar condições indesejáveis como a “fadiga de alertas”.

Para o diretor corporativo Comercial da MV, Mozart Marin, estabelecer mais uma integração à tecnologia MV, agregando mais valor aos nossos clientes e, principalmente, mais agilidade no acesso a informações confiáveis dentro do sistema, reforça o compromisso da empresa no suporte aos profissionais de Saúde para aprimoramento do desempenho clínico.