Com foco na inovação aliada à saúde, a Unimed Vitória lançou no ano passado dois aplicativos para trazer mais agilidade, comodidade e informação ao cliente e ao cooperado. As plataformas foram adotadas com o intuito de fortalecer o relacionamento, além de constituir mais um canal de comunicação desses públicos com a cooperativa.
A ferramenta, desenvolvida na plataforma na nuvem MS-Azure, permite que os mais de 340 mil clientes tenham em mãos, na tela do celular, todo o conteúdo do site da cooperativa, com acesso facilitado a notícias e orientações, guia médico, cartão eletrônico, publicações internas, fale conosco, entre outros serviços. Lançado há seis meses, este aplicativo já conta com cerca de 24 mil adesões.
Atualmente, a Unimed Vitória atende 19 municípios do Espírito Santo e, com o aplicativo mobile para clientes, consegue ficar mais próxima e acessível a cada um deles. Para garantir a segurança na utilização, o aplicativo para clientes conta com token eletrônico de autenticação, que permite que os sistemas de autorização da operadora utilizem o código em seus processos de elegibilidade. Além disso, a ferramenta oferece um cartão eletrônico, disponibilizado na tela do aparelho, para substituir a versão “física” do cartão.
Enquanto o aplicativo para clientes aproxima ainda mais os serviços da Unimed Vitória de cada um dos usuários do plano, o aplicativo para os cooperados facilita o acesso às notícias e comunicados internos da empresa. Também fornece informações estratégicas das ações da Unimed Vitória para os cooperados e dados sobre a remuneração pelas consultas e exames.
“Os aplicativos proporcionaram mais qualidade de atendimento ao cliente, facilitando o acesso a serviços, e mais interatividade com os cooperados, no acesso a notícias e informações estratégicas”, diz Gison Boscariol, gerente de TI da Unimed Vitória. “O Azure contribuiu decisivamente com ferramentas que garantem a boa experiência de uso dos apps.”
A Unimed Vitória adotou o Microsoft Azure na infraestrutura do banco de dados SQL 2012, no front e backend com linguagem C# e .NET no Visual Studio Team Services para desenvolver a interação com o usuário e gestão dos dados, envio de alertas pelos Hubs de notificação do Azure, DevOps para facilitar o gerenciamento do ciclo de vida e manutenção do aplicativo, entre outros aspectos técnicos que colaboram para o bom desempenho do app, que roda em iOS, Android e Windows.
O projeto da unidade capixaba inspirou outras Unimeds a adotar aplicativos em sua gestão – no sistema Unimed, cada cooperativa conta com seu departamento próprio de TI. As unidades de Goiânia, Uberaba, Caruaru, entre outras, já aderiram ao app desenvolvido em Vitória, com as devidas adaptações às características locais. A expectativa é que outras praças continuem adquirindo a solução.
Além do aplicativo, a área de TI da Unimed Vitória desenvolveu com o Azure um sistema de gestão que cobre a operação da unidade de ponta a ponta, integrando o gerenciamento dos recursos da empresa e relacionamento com o cliente pelo CRM e ERP do Dynamics 365, além de outras atividades.
“Investir em nossa gestão, em inovação e em tecnologia com foco na qualidade de vida, na satisfação e bem-estar dos clientes é um compromisso que assumimos a cada dia. O uso de aplicativos representa mais um avanço tecnológico com o objetivo de facilitar processos e contribuir para que o cliente Unimed Vitória esteja cada vez mais informado e mais bem assistido”, explica Márcio de Oliveira Almeida, diretor-presidente da Unimed Vitória.
Excelente matéria…
Baseado em CRM também temos uma ferramenta para atingir a Gestão de Performance Assistencial e Relacionamento Médico, seria muito interessante levar a ideia para a Unimed de Vitória!
Abraço!