Em futuro próximo, seremos capazes de mapear um ataque cardíaco duas semanas antes de ocorrer e detectar uma célula cancerígena no estágio inicial mais cedo do que se imagina. É o que prevê John Nosta, um dos principais pensadores da ciência, medicina e inovação no mundo moderno. O especialista atribui à medicina digital a mudança na maneira como fornecemos cuidados de saúde. Nesta terça=feira, 2, Nosta vem ao Brasil a convite do UnitedHealth Group Brasil, grupo controlador da operadora de planos de saúde Amil e do grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos. Ele falará sobre o futuro da saúde, explorando tendências globais em saúde digital, para um público de 38 mil colaboradores da empresa.
A palestra de Nosta é uma das iniciativas previstas para o Innovation Day – dia exclusivo composto por palestras e oficinas, com a proposta de discutir a importância da inovação para a estratégia e cultura da companhia. A inovação no ambiente empresarial ainda é um desafio no país. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apenas 36% das empresas brasileiras investem em inovação. No Brasil, o UnitedHealth Group Brasil tem liderado o estímulo à tecnologia e inovação em saúde, com investimentos anuais superiores a R$ 360 milhões em 2017 e 2018.
Na empresa, os funcionários são estimulados a pensar em novas ideias diariamente e de forma sistemática, por isso a inovação é um dos valores da companhia. Os colaboradores contam com um site permanente para compartilhamento livre de insights e anualmente participam de um desafio em que os projetos considerados mais inovadores e aplicáveis são escolhidos para implementação. No último ano, um dos projetos escolhidos para desenvolvimento sugeriu a criação de uma plataforma de cuidados em AVC, acoplada ao aplicativo de smartphones e tablets para clientes da Amil. A proposta é viabilizar a localização rápida de locais que prestam cuidados em casos de derrame, a solicitação de contato com um profissional de saúde e o acionamento de uma equipe de resgate, se necessário.
“O Innovation Day é só um exemplo tangível de como investimos em inovação. É um convite a repensar rotinas, práticas e processos, modelos e convenções cotidianas. Durante o evento, os colaboradores podem participar de palestras ministradas por especialistas nacionais e internacionais e conhecer todas as iniciativas de inovação que foram realizadas no ano. Esse momento é essencial para que todos percebam a importância do tema na cultura e na estratégia da empresa”, ressalta Luis Colombo, diretor de inovação do UnitedHealth Group Brasil.
Outra forma de estimular a inovação na empresa são as sessões de design thinking e idea accelerator, ferramentas oferecidas às áreas de negócios para buscar soluções de problemas, de forma rápida, coletiva e colaborativa, e amadurecer ideias já validadas por especialistas.
“Na área da saúde brasileira, temos percebido nos últimos anos uma inovação crescente em serviços e produtos, proporcionando mais qualidade, segurança e assertividade no atendimento médico. E muitas dessas novidades surgem justamente da troca de experiências e conhecimentos, por isso valorizamos tanto o potencial de inovação de cada um dos nossos 38 mil pensadores”, aponta Colombo.