O Grupo Sorridents, rede de clínicas odontológicas que atua na América Latina, a Sorridents, plano odontológico Sorriden, o Instituto Sorridents, a Rede GiOlaser e a especialista em soluções de gestão e desenvolvimento Docbiz, participam pela 13ª vez do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), que acontece no Expo Center Norte, até dia 2, em São Paulo. O objetivo da rede no evento é fazer com que dentistas se tornem donos de seus consultórios e que possam enxergar e investir em áreas com maior potencial de ganho financeiro. O plano vai de encontro com o bom momento do setor da odontologia no Brasil e no mundo, como também, com os números positivos do mercado de franquias.
Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), nove em cada dez brasileiros declararam ser muito importante ir regularmente ao dentista e 72% costumam ir ao menos uma vez por ano no especialista. Vale ressaltar que a área da odontologia tem sido destaque nos negócios, gerando receita anual de mais de R$ 40 bilhões para a economia. Já os números recentes da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar) confirmam outro cenário interessante: o aumento da busca por procedimentos estéticos e implante. A entidade revela que cerca de 800 mil implantes e mais de dois milhões de próteses dentárias são colocadas em pacientes a cada ano enquanto que a ortodontia leva 12 milhões de brasileiros ao consultório do dentista em busca de melhorar a qualidade de vida e beleza dos dentes.
“Morar bem, comer bem e ter saúde é um direito de todos, e, um sorriso bonito e saudável, além de ser o nosso ‘cartão de visita’, é a forma mais natural de expressar felicidade”, conta Carla Sarni, fundadora do Grupo Sorridents. Segundo a dentista e empresária, a procura por dentes brancos e bem alinhados é um desejo que acompanha o caminhar da humanidade há centenas de anos. “As indústrias do cinema e da televisão incentivaram e muito a busca por um sorriso bonito e agora a preocupação aumentou ainda mais com o ‘efeito selfie’, ato de tirar autorretratos com o celular”, revela Carla.
Para atender a atual demanda, as clínicas franqueadas da rede oferecem procedimentos como, clareamento dental, colocação de facetas, lentes de contato, tratamentos de correção dentária (aparelhos ortodônticos) e implantes, solução definitiva para quem perdeu os dentes ou para quem deseja substituir a prótese móvel. As franquias Sorridents também disponibilizam aplicação de botox. Com o crescimento da procura por estes tipos de procedimentos, a rede Sorridents prevê em 2019 aumento da receita das clínicas odontológicas em pelo menos 30 % até o final do ano.
Além de incentivar o empreendedorismo por meio dos seus modelos de franquias – o Lite, que exige investimento inicial a partir de R$ 200 mil e o Máster que pede investimento a partir de R$ 450 mil -, a Sorridents acredita que há áreas, como o da estética, ortodontia e implante, que os dentistas devem apostar no ano de 2019. A Sorridents também acabou de fechar uma parceria com a Invisalign, – marca americana de alinhadores”, revela Carla Sarni. A partir de Janeiro deste ano, algumas unidades participarão de um projeto da marca, oferecendo um dos tratamentos de correção dentária mais inovadores do momento.
Sobre negócios
Os modelos de franquia que a rede Sorridents leva ao CIOSP 2019 podem ter de dois a oito consultórios, além da recepção, sala de raio-X e uma área para procedimentos de esterilização. As duas franquias comportam 19 diferentes áreas da odontologia e fazem atendimentos emergenciais. “No CIOSP, a Sorridents se diferencia das outras marcas, pois leva mais de uma opção de negócio para o profissional da Odontologia, garante a oferta de serviços e produtos que contribuem para o bom desempenho da unidade. São eles: estrutura completa para exames odontológicos dentro de cada franquia da marca, convênio para incentivar a frequência ao dentista, cartão de crédito próprio para facilitar o pagamento dos tratamentos e tecnologias que auxiliam o franqueado na gestão da clínica”, explica Gislene Santos, diretora de expansão da Sorridents.
Hoje, a rede não é só a maior da América Latina, com mais de 260 unidades em 15 estados, como também a mais premiada e a única marca de franquia brasileira a virar case na Harvard Business School, nos Estados Unidos, justamente pelo seu compromisso de levar acesso para todos os brasileiros, de todas as classes, a uma odontologia de qualidade.
Para 2019, a meta é continuar expandindo. O plano da Sorridents Franchising é inaugurar 80 unidades e, com elas, empregar pelo menos 2.500 dentistas e contratar 350 colaboradores para atender as áreas da recepção, do comercial, da limpeza e copa, além dos auxiliares em saúde bucal. As regiões que estão no plano de expansão da marca são: Sudeste (Capital e Interior) e o Nordeste brasileiro.