A Amazon Web Services (AWS) lançou um novo serviço de aprendizado de máquina chamado Amazon Transcribe Medical, que converterá automaticamente consultas médicas e notas ditadas de fala para texto.

As transcrições médicas precisas são essenciais para a prestação eficaz de serviços de saúde, mas também são caras, demoradas ou perturbadoras. Em algumas organizações, os provedores usam um gravador para ditar notas e enviam o arquivo a terceiros para transcrição manual, um processo que pode levar vários dias.

As conversas entre profissionais de saúde e pacientes fornecem a base do plano de diagnóstico e tratamento de um paciente e são o início de qualquer fluxo de trabalho de documentação clínica.

“Por exemplo, um fluxo de trabalho pode incluir a conversa entre médico e paciente, inserir a prescrição em um sistema de registro eletrônico de saúde (EHR) e enviar eletronicamente o pedido para a farmácia. É extremamente importante que essas informações sejam precisas “, explica a Amazon.

O Amazon Transcribe Medical irá alavancar o aprendizado de máquina e a tecnologia de processamento de linguagem natural para fornecer reconhecimento automático preciso da fala para profissionais de saúde. Os provedores podem usar o serviço para capturar conversas médico-paciente para análises adicionais ou para entrada no EHR.

Gravar essas conversas em tempo real eliminará interrupções nas interações entre provedor e paciente. Além disso, as transcrições podem ser usadas para coletar informações como medicação, dosagem, força e frequência antes da entrada final nos sistemas de EHR.

As empresas farmacêuticas também podem se beneficiar da Transcribe Medical. Essas organizações podem usar o serviço para transcrever chamadas de pacientes ou médicos e registrar com precisão os nomes dos medicamentos e os principais termos que descrevem os efeitos colaterais. Isso pode ajudar as empresas farmacêuticas a analisar e detectar problemas de segurança relacionados a medicamentos.

A Transcribe Medical é treinada para entender a terminologia e o estilo da linguagem clínica, e o serviço fornece pontuação automática para que os fornecedores possam falar naturalmente.

A Amazon observou que a Transcribe Medical é elegível para HIPAA e se integra a aplicativos de documentação clínica e a qualquer dispositivo com microfone. As transcrições podem ser enviadas automaticamente para um serviço de processamento de linguagem natural para extrair informações relevantes das transcrições, ajudando a resumir notas, fornecendo suporte a decisões clínicas e gerenciamento de ensaios clínicos.