Criada com o objetivo de conectar empresas com médicos de família para atendimentos no próprio local de trabalho, a Cuidas, startup de saúde, lança o primeiro “Prontuário Eletrônico Digital” voltado à atenção primária, no Brasil. Desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades que o médico e o enfermeiro de família têm para conseguir avaliar com mais qualidade o histórico e estado de saúde do paciente, o novo sistema de gestão já está disponível para as empresas clientes da healthtech.
De acordo com Matheus Silva, CEO da Cuidas, para que a empresa pudesse disponibilizar o serviço de medicina integrativa, que avalia a saúde física, mental e social do paciente, foi preciso desenvolver a tecnologia do zero. “Estima-se que 69% dos dados médicos no Brasil ainda estejam em papéis. Os prontuários eletrônicos digitais existentes eram muito arcaicos e complexos. Trabalhamos mais de um ano para chegar ao modelo atual, que proporcionará à nossa equipe médica uma gestão mais completa da saúde de nossos pacientes”.
Silva explica que o prontuário desenvolvido pela startup é uma fonte de informação que permite aos profissionais de saúde uma tomada de decisão mais acertada – e coerente com as queixas e o histórico por trás do problema de saúde do paciente. “Ele nós dá uma visibilidade integral, pois alia metodologia SOAP – acrônimo para Subjetivo (motivo da consulta), Objetivo (resultado de exames), Avaliação (hipótese sindrômica ou diagnóstica) e Plano (administrativos ou encaminhamento) -, à CIAP – acrônimo para Classificação Internacional de Atenção Primária. Por isso, focamos na saúde do ser humano e não na doença, avaliamos não apenas os aspectos físicos, mas também o seu estado emocional e psicossocial”, comenta o executivo.
Tecnologia e humanismo
O lançamento do prontuário não é a única aposta tecnológica da Cuidas. Sempre preocupada em construir uma relação mais profunda entre equipe médica e pacientes, criando um vínculo entre ambos, a empresa possui resolutividade em 94% das demandas médicas dos pacientes atendidos pela empresa, sem que eles tenham que recorrer a uma atenção secundária ou especializada.
Para viabilizar atendimento médico rápido e ágil, a empresa desenvolveu um aplicativo que permite agendamento de consultas presenciais ou remotas (por meio de mensagens) e o registro do seu histórico de consultas.
Para as empresas clientes, a startup oferece acesso à uma plataforma de gestão estratégica de saúde. Com tecnologia cloud computing, é possível que a empresa acesse a ferramenta para avaliar com precisão o grupo de pacientes, desde o estado de saúde geral até o monitoramento da qualidade de vida dos seus funcionários – antevendo problemas de saúde generalizados, como predisposição ao estresse e outras doenças. Tudo de maneira sigilosa e descaracterizada, respeitando a privacidade do colaborador.
Fundada em 2018 por três amigos, a Cuidas tem a finalidade de conectar empresas com médicos de família para atendimentos no próprio local de trabalho. Oferecendo planos mensais, a plataforma oferece maior otimização de tempo e custos mais baixos para as empresas clientes. A startup foi fundada pelo paraibano Matheus da Silva, a paulistana Deborah Alves e o carioca João Henrique Vogel. Em seu segundo mês de operação, a empresa recebeu sua primeira rodada de investimento dos fundos Kaszek, Canary, Innova Capital e Bridge One, além de investidores-anjos como os próprios fundadores do Nubank, Guiabolso, Ingresse e Mandalah.